Mesa da Abciber

Cibercultura a 8 mãos: morte, permanência, renascimento e métodos. Para uma epistemologia da cultura das redes[1]

Adriana Amaral[2] (coordenadora da mesa)

Maria Clara Aquino[3]

Erick Felinto[4]

Sandra Portela Montardo[5]

Universidade Tuiutí do Paraná – UTP-PR/Facinter-PR

Universidade Luterana do Brasil/Universidade Federal do Rio Grande do Sul  – ULBRA/UFRGS

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Centro Universitário Feevale – FEEVALE

Resumo

Assunto-Re: Cibercultura a 8 mãos: morte, permanência, renascimento e métodos. Para uma epistemologia da cultura das redes é uma mesa temática que reúne quatro trabalhos de pesquisadores do campo da Comunicação que concentram suas pesquisas em torno da Cibercultura e seu desenvolvimento teórico e metodológico. Problematizar teorias e métodos, questionar conceitos e elaborar um panorama do contexto atual da pesquisa em Cibercultura  é a proposta dessa mesa temática, que através dos quatro trabalhos que a compõem, busca tensionar as discussões em torno dos avanços e das deficiências e carências das investigações atuais do campo.

Palavras-chave

Cibercultura; Metodologia; Teoria; Netnografia; Análise de Redes Sociais


[1] Proposta de mesa temática apresentada ao eixo temático “Entretenimento, práticas socioculturais e subjetividade”, do III Simpósio Nacional da ABCiber.

 

[2] Doutora em Comunicação Social pela PUCRS com Estágio de Doutorado no Boston College, EUA. Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP-PR e do curso de Comunicação Social da Facinter-PR. Sócia-fundadora e Membro do CCD da ABCiber. E-mail: adriamaral@yahoo.com

[3] Jornalista pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL (2005), Mestre (2008) e Doutoranda em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Professora do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. E-mail: mcjobst@uol.com.br

[4] Professor do PPGCOM UERJ e pesquisador do CNPq. Autor dos livros “A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da CIbercultura”e “Passeando no Labirinto: Textos sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação”. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação No Biênio 2007-2009 e atualmente é membro dos Conselhos Científicos da Socine e da Abciber.

[5] Doutora em Comunicação Social pela PUCRS (2004). Professora e pesquisadora do Centro Universitário Feevale, no Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade e no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais. Atua no projeto Comunicação Corporativa em tempos de Conteúdo Gerado pelo Consumidor: desafios e tendências (CNPq) e é líder do Projeto Inclusão Social via Socialização On-line de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)(CNPq).

____________________

OBS: é uma coincidência curiosa (e saborosa) que o título da mesa apresente o termo “cultura das redes”, próximo do termo alemão “netzkultur” e talvez mais adequado em alguns aspectos que “cibercultura”.  Veja-se a definição da Wikipedia alemã para o termo: “Netzkultur oder auch Internetkultur ist die Kultur des Internets. Für viele Menschen ist das Internet ein fester Bestandteil ihres Alltags geworden. Es verändert, wie jedes neue Medium, die Gesellschaft. Die soziologischen Auswirkungen derKommunikation im Internet werden auch mit dem populären Schlagwort der “Cybergesellschaft” zusammengefasst”.  Traduzindo a frase mais importante: “Para muitas pessoas, a internet se tornou uma componente integral de seu cotidiano”.  Ou seja, como sempre repetia o amigo André Lemos, a cibercultura é a cultura contemporânea.  Mas ainda temos mais a dizer sobre isso…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s